quinta-feira, 4 de junho de 2009

Tudo começa pelo meu nome...


Quando eu era pequena eu ODIAVA meu nome e o porque era simples: meus amiguinhos mal conseguiam me chamar, ou era Gua Gua ou nada. Também me acostumei a atender por "Ou", tipo "Ooou, você vai descer pra brincar hoje?". Era triste! Meu sonho de infancia era ter um nome dito "comum": Michele, Jéssica, Juliana... Bom, o tempo passou e hoje eu adoro meu nome! Faz tempo que eu adoro, vai! Principalmente quando descobri que ele significa "por do sol", lindo! Nada de "enviado pela luz" ou "feminino de Daniel". Eu chamo Guaciara e adoro mesmo! Tudo bem que esse episódio de descobrir significado de nome já me deixou muito triste, quando eu era pequena um amigo chegou todo feliz me dizendo que tinha descobrido o significado do meu nome e eu toda feliz perguntei, o que significa? E ele, MANDIOCA! Chorei muito... Mas faz parte da vida, não? Diz a lenda da lenda que eu me chamaria Helena se fosse menina e Leonardo se fosse menino. Como vim menina (linda e humilde por sinal), ficou decidido Helena. Mas minha vó (acreditem se quiser, porque eu acredito) teve um papo muito do espiritual por aí e disse que minha mãe estava grávida de uma indiazinha e que meu nome deveria ser Guaciara... meu pai amou e ficou! Passada minha revolta juvenil, eu adoro meu nome, o significado dele, a história... adoro não ser uma das Julianas ou Natálias das salas onde estudo, adoro quando as pessoas ficam, mas como é seu nome mesmo, hein? Ou então como ontem, que recebi um scrap de uma colega que fez um curso técnico comigo em 2002 e começou o recado assim: Guaciara, jamais esquecerei seu nome! Voce acaba ficando pra sempre na cabeça das pessoas, como a amiga do nome estranho, a menina da sala do nome diferente. Até tenho vontade de colocar um nome diferente nos meus filhos, mas aí penso na infancia com apelidos mil e as pessoas não entendendo o nome deles... a parte negativa de se chamar Guaciara é forte, rs. Tudo bem que até hoje sofro um pouco com meu nome, to super acostumada a ter meu nome confundido com Guaraci, Graciara e cia. Mas isso se chama desatenção, afinal GUACIARA não é tãããão complicado assim, vai?



8 comentários:

  1. ahuahuaha aeee mandioquinhaaa! Amei seu texto! E nao sabia que havia sofrido tanto pelo seu nome..afinal, pra mim que te coheço há 20 anos é taaaaaaaaaão normal! ehehehe
    Te amo mandioquinha! Dani

    ResponderExcluir
  2. Guacira, como gosto de chamá-la!!!
    Sempre adorei seu nome tbm....Acredit que nomes poucos comuns marcam. Tbm adoro meu nome das maneiras carinhosas que mhs migas e família me chamam.....Bem, mas essa da MANDIOCA foi a melhor brother!
    Saudade Lindona da Helo..

    ResponderExcluir
  3. Guaciara tudo de bom me chamo assim Guaciara demetria das dores leopoldo tambem sofri quando crianca ,mas amo o meu nome e sofri mais quando descobri que nao era mais a unica porque era muito legal ser exclusiva ,kkkkkkkkk tenho hoje quaenta e nove anos e onde moro trabalho so da eu fica a dica ,descobri tambem que guaciara e uma Deusa bjs de Guaciara

    ResponderExcluir
  4. Guaciara tudo de bom me chamo assim Guaciara demetria das dores leopoldo tambem sofri quando crianca ,mas amo o meu nome e sofri mais quando descobri que nao era mais a unica porque era muito legal ser exclusiva ,kkkkkkkkk tenho hoje quaenta e nove anos e onde moro trabalho so da eu fica a dica ,descobri tambem que guaciara e uma Deusa bjs de Guaciara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, que legal!! Por incrível que pareça, quando eu estava no colegial eu conheci outra Guaciara, amiga de uma amiga, acredita?Depois, com a chegada do Orkut, fui conhecendo outras Guaciaras e hoje vi que somos várias! Beijão e muito prazer!

      Excluir
  5. Olá, sou Guaciara também e sofri bastante no colégio ( a mulecada me chamava baciada ). Hoje me chamam de Iara, é como me apresento, para evitar os comentários: como? não entedi seu nome? Graciara, Jaciara ? A propósito Jaciara é minha irmã e não sofreu tanto na escola. Hoje aceito melhor, mas ainda não gosto da reação das pessoas, por que nome é nome e cada um tem o seu... bjs para todas Guaciaras....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, oi, xará! Eu também era chamada de baciada às vezes! E até hoje eu escuto isso, o que? Graciara? Guacira? Eu já não gostei, mas hoje eu adoro esse nome diferentão! Bjs!

      Excluir
  6. Olá me chamo Guaciara também mas sou índia mesmo !! O significado é esse msm por do sol, as pessoas adoram quando digo o significado mas tem umas que não sabem pronunciar me chamam de tudo menos Guaciara kkk me divirto muito. Sou índia por parte de pai "índio legítimo" e super amoo meu nome !!

    ResponderExcluir