sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

As cidades mais poluídas da Terra

Um top 5 triste, mas real =(

5º lugar

Onde: Dzerzhinsk, Rússia
Pessoas afetadas: 300 mil
O forte de Dzerzhinsk é a fabricação de armas químicas. Ao longo dos anos, cerca de 300 mil toneladas de resíduos químicos foram parar no lençol freático. Em alguns locais, a água virou uma lama esbranquiçada super tóxica.

4º lugar

Onde: La Oroya, Peru
Pessoas afetadas: 35 mil
Desde 1922, os moradores de La Oroya penam com os resíduos de uma mineradora americana. A situação é tão grave que, vira e mexe, o governo aconselha a população a não sair de casa até que o ar esteja minimamente respirável.

3º lugar

Onde: Sukinda, Índia
Pessoas afetadas: 2,6 milhões
Nesta região mineradora, mais de 30 milhões de toneladas de resíduos de cromo e outros metais pesados são excretadas nas zonas vizinhas e às margens do rio Brahmani - a única fonte de água "potável" dos moradores, causando inúmeros defeitos congênitos e abortos.

2º lugar

Onde: Tianying, China
Pessoas afetadas: 140 mil
Em Tianying, a concentração média de chumbo no ar e no solo é até dez vezes maior que os padrões aceitáveis! É lá que fica uma das maiores bases produtoras de chumbo da China, responsável por metade da produção total do país.

1º lugar

Onde: Linfen, China
Pessoas afetadas: 3 milhões
Em Linfen, o volume de pó de carvão no ar é tão grande que os moradores chegam a engasgar quando respiram! Para piorar, grande parte das minas não é regulamentada e desvia os escassos recursos hidricos da região para usar na mineração.

Fonte: Especial Revista Mundo Estranho "O Melhor e o Pior de Tudo", Edição 2013, pág. 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário