quarta-feira, 28 de maio de 2014

Perguntas e respostas: cosméticos na gravidez

O uso de hidratante garante que as estrias não surgirão?

Os cosméticos podem ajudar na prevenção do aparecimento de estrias, pois reduzem o dano ao colágeno e promovem hidratação da pele. Mas é preciso salientar que eles atuam muito parcialmente, já que a estria, na gestação, pode aparecer por pré-disposição genética, idade jovem, presença de hormônios e ganho de peso. Por isso, além do uso de hidratantes, o ideal é controlar o peso investimento em uma alimentação saudável e praticando exercícios físicos adequados.


Quais são os cuidados para evitar manchas no rosto? Basta um bom protetor solar?

O aumento dos hormônios femininos, em particular a progesterona, influencia indiretamente os hormônios reguladores da síntese da melanina (pigmentação da pele) e da síntese do colágeno (distensão da pele), predispondo ao aparecimento de estrias e manchas. Os melasmas (também conhecidos como manchas de grávida) são bastante comuns, sobretudo nas mulheres morenas ou que se expõe mais ao sol. A prevenção com protetores solares e a redução da exposição ao sol são válidas, mas não atuam 100%, pois há componentes genéticos que podem influenciar. O uso de clareadores, ou procedimentos como peeling, somente devem ser realizados após o parto, salvo em casos específicos ou a critério do médico.


Existem tratamentos estéticos permitidos na gestação?

A grávida deve buscar alternativas que não prejudiquem o bebê, pois a maioria dos tratamentos estéticos existentes não é indicada para gestantes. Mas saiba que existem algumas alternativas, cujos resultados são excelentes.


Existe algum risco em fazer drenagem linfática?

A gestante que queira fazer drenagem linfática deve ficar atenta e ter alguns cuidados. O primeiro cuidado deles é saber que os linfáticos são vasos tênues e muito sensíveis, por meio dos quais a linfa deve ser “ordenhada”. S a drenagem linfática provocar hematomas, significa que está “arrebentando” pequenos vasinhos, o que permite concluir que eles estão sendo “esmagados” e não drenados. Depois, vale ressaltar que só se deve fazer drenagem manual, e não por aparelhos, que podem causar desconfortos.


Pode-se fazer tratamentos para secar os vasinhos que aparecem durante a gestação?

Um tratamento bastante procurado não só pelas gestantes é a escleroterapia, ou secagem de vasinhos. Essa técnica é utilizada para secar os vasos que aparecem nas pernas. Durante a gestação, os especialistas indicam apenas o uso de glicose hipertônica. Outras substâncias são desaconselháveis.


Quais cuidados devo tomar ao fazer depilação?

Se você já está habituada com a depilação com cera, prossiga com o método, mas evite se expor ao sol após a prática, para não provocar manchas na pele. Além disso, é mais comum ocorrerem reações alérgicas nessa fase e algumas grávidas relatam irritação na pele após o procedimento. Durante a gestação, evite depilar o buço com cera quente, por propiciar o aparecimento de manchas.

Fonte: Revista da Gestante, nº 20, pág. 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário