segunda-feira, 23 de junho de 2014

Descobrindo o sexo do bebê

Antigamente as mulheres não tinham acesso a muita tecnologia e apoio médico durante suas gestações. Ultrassons ficaram populares há pouco tempo e muitas mamães só sabiam se tinham tido um menininho ou uma menininha na hora do parto. Hoje em dia algumas mulheres até curtem esse ar de mistério e querem saber o sexo do bebê apenas no parto. Eu, Maria Curiosa, não tenho condição de uma coisa dessas não, rs. Na gravidez do Arthur eu soube que era menino por meio de um ultrassom às 16 semanas. Na próxima gravidez pretendo saber por meio de ultrassom de novo, uma porque essa curiosidade é gostosa, dois meses recebendo palpites e tentando sentir quem vem aí. Outra porque a sexagem fetal ainda é cara, custa por volta de 300 reais! Bom, agora que dei minha introdução, vou postar sobre os meios para descobrir o sexo do bebê que peguei no site do Mundo Ovo (estou apaixonada por esse site!). Que saudade de ter um RN em casa =P


- Teste de sangue (sexagem fetal): há quase uma década se descobriu que uma pequena quantidade de DNA do feto passa para o sangue da mãe, sendo assim, realizando um simples exame de sangue conseguimos descobrir o sexo do bebê. O exame busca a presença do cromossomo “Y”. Quando ele é encontrado, indica que é um menino, a ausência dele siginifica que vem uma menina. Atenção: no caso de gêmeos idênticos e univitelinos, o resultado vale para os dois fetos. Já os gêmeos fraternos e os bivitelinos, o resultado “Y” significa que ao menos um dos gêmeos será menino. Se o resultado der ausência de cromossomo “Y” pode-se dizer que ambas são meninas. 

Quando fazer: Este teste só poderá ser realizado a partir de 8 semanas completas de gestação.


- Ultrassom: é um exame de imagem. O médico terá que, literalmente, visualizar o bebê e as características de cada sexo. Acredito que seja o exame mais comum para se descobrir o sexo do bebê. O lado ruim é que precisamos esperar pelo menos 15 semanas para ter certeza, as vezes mais. Em muitos casos, o ultrassom acaba sendo também a confirmação de exames ou simpatias realizados anteriormente. 

Quando fazer: Com 15 semanas alguns médicos já conseguem dizer com alguma certeza qual o sexo do bebê.


- Teste de urina: bem parecido com o teste para saber se está grávida. Deve-se coletar uma amostra da sua urina, sem necessariamente ser a primeira da manhã. A análise é a da reação dos hormônios presentes na urina com os produtos contidos no teste. Após dez minutos, haverá uma mudança na coloração. A variação de tons de azul significa que você terá um menino, se os tons forem alaranjados, uma menina.

Quando fazer: Você deve fazer com dez semanas de gravidez completas. Siga as instruções do fabricante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário