domingo, 1 de junho de 2014

Perguntas e respostas rápidas sobre maternidade

Como é diagnosticada a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é a incapacidade de aproveitar a lactose, ingrediente característico do leite animal e seus derivados. O diagnóstico é feito pela história clínica do pequeno paciente, por um teste terapêutico, no qual é retirada a lactose por algumas semanas, observando-se a melhora dos sintomas. Em alguns casos, o pediatra poderá solicitar um teste de tolerância à lactose.


Meu primeiro filho pegou meningite viral aos dois meses de vida. Agora que estou grávida novamente, penso que deveria receber menos visitas, quando o bebê nascer. Estou certa ou é excesso de zelo?

Evitar excessos nas visitas na maternidade é sempre importante, porque, nos primeiros dias após o parto, mãe e bebê precisam de tranquilidade até mesmo para se conhecer. Quanto aos riscos de contaminação, ele realmente existe, uma vez que as pessoas levam, em sua orofaringe, vírus e bactérias que podem atingir o bebê, caso ele possua baixa imunidade (especialmente os prematuros). Então, com certeza, quanto menos visitas no primeiro mês do bebê, melhor.


Até quando devo esterilizar os acessórios e utensílios do meu filho? Ele completa seis meses essa semana.

Essa é uma dúvida comum entre as mães. A esterilização dos objetos do bebê poderá ser feita até o sexto mês, mas cuidado na limpeza dos objetos deverá receber sempre a atenção do cuidador. Portanto, após esse período, basta lavar os utensílios e os acessórios cuidadosamente com água e sabão, lembrando de caprichar no enxague, para que não fiquem resíduos.


Posso colocar aquecedor no quarto do meu bebê? Ele tem apenas quinze dias e acho que, com a queda de temperaturas, ele pode sentir frio.

Durante o inverno os pais ficam receosos quanto às baixas temperaturas e se o filho está bem aquecido. Pode-se usar aquecedor no quarto de um bebê – mesmo que ele tenha apenas quinze dias de vida, mas é preciso lembrar que o aparelho retira a umidade do ar. Então, torna-se necessário colocar uma bacia com água, que aumenta a umidade do ambiente. Além disso, não é recomendado deixar o aparelho ligado a noite toda.


Estou no sétimo mês de gestação e percebo que minha pele está sensível e coçando em algumas regiões. O que devo fazer?

A distenção da pele pode causar lesão das fibras colágenas, o que, clinicamente, em sua fase inicial, pode ser sentida como coceira. O uso de hidratantes no corpo e a ingestão de líquidos podem ajudar a minimizar esse processo. 

Fonte: revista da gestante, nº 20, pág. 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário