quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Tira-dúvidas sobre gravidez

Por que os médicos indicam uma injeção de cortisona nos casos em que há evidências de que o parto seja prematuro? Existe alguma contra-indicação para a mãe?

A indicação de corticoide acontece entre a 28º e 34º semana de gestação, aproximadamente, e quando existe forte evidência de nascimento nesse período. A utilização dessa substância está associada à aceleração da maturidade pulmonar, à redução de riscos de descolamento de retina no prematuro e à hemorragia intra-craniana e intestinal, que são complicações graves e, muitas vezes, fatais.


Estou com as veias das pernas bem salientes e completei 8 meses de gestação. Isso é normal? Ficarei com varizes?

As varizes (dilatação e insuficiência da veia) acometem cerca de 10% das gestantes que possuem predisposição a essa patologia, com piora do quadro com a evolução da gestação. Esse problema deve ser identificado precocemente pelo médico que acompanha seu pré-natal, que indicará medidas profiláticas para evitar o agravamento. Se tratada adequadamente, pode ocorrer melhora importante no período do pós-parto.


Meu bebê nasceu há dois meses e meu corte de cesárea ainda está dolorido e vermelho. Será que terei quelóide? O que posso fazer para ajudar na cicatrização?

A cicatriz hipertrófica (grossa) é a resposta cicatricial exarcebada pelo organismo. Todo o processo cicatricial pode demorar por volta de seis meses, mas é importante a orientação do médico que fez o pré-natal, já que ele, se achar necessário, prescreverá medicamento que podem melhorar o aspecto da cicatriz, como placa de silicone, aplicação de gel de silicone ou corticoides tópicos.

Fonte: Revista Maternidade, edição 11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário