quinta-feira, 10 de março de 2016

Um ano das novas moradoras da casa!

Em janeiro do ano passado fomos para Mangaratiba e ficamos na casa de um primo, o Miguel. Ele mora numa casa muito legal, com muito verde e espaço, tem dois cachorros lindos e uma dupla de jabutis, a Jajá e o Juju. Arthur e eu amamos animais e ele ficou doido pelas bichinhas, voltou da viagem falando sem parar que queria uma "mararuga".

Dias depois, numa conversa de qual presente ele gostaria que a irmãzinha trouxesse pra ele, veio o pedido: uma macaruga!

Pesquisei muito, entrei em grupos no Facebook de jabutis e répteis, googlei muito. Queria comprar um jabuti legalizado pelo IBAMA, porque dá muita dó da situação que os animais coletados (retirados da natureza ilegalmente) chegam ao seu destino final, muitos morrem pelo caminho, infelizmente... acabaram me indicando um lugar na Bahia e cheguei ao Criadouro Santa Rita, um lugar legalizado que reproduz e vende jabutis.

Mas eu cheguei virtualmente, viu, não fui pessoalmente, rs!

Entrei em contato com o criadouro pela internet e fiz toda a negociação por email. Fui informada que as tugas viriam de avião para SP e eu fiquei assim, ó =O. Fiquei pensando, como raios as bichinhas virão para SP de avião, meu Deus? Aí o pessoal do Criadouro Santa Rita me explicou que elas vêm numa caixa de mdf com furinhos, cheia de ferragem e são despachadas como  carga viva, ou seja, são tratadas com cuidado. Elas vêm num avião de carga e no mesmo voo que elas chegaram, vieram outros jabutis! Como eu sei disso? Porque quando fui buscá-las o rapaz da TAM me perguntou qual dos jabutis eu tinha ido buscar, rs.

Mas voltando à negociação

Escolhi pegar dois jabutis de um ano de idade. Na minha cabeça filhotes não devem ser únicos nunca, sempre tem que ter um companheiro pelo menos (temos dois cachorros, três gatos, dois filhos e agora, dois jabutis, rs). Pagamos R$100 de frete para enviar as bichinhas por avião, mais o valor dos jabutis. Achei até barato o custo para enviar por avião, sabia? Ela vêm chipadas, com certificado do IBAMA, nota fiscal, atestado veterinário, tudo em ordem!

Buscando as bichinhas no aeroporto

Eu, grávida de 9 meses, fui com meu mais velho até o aeroporto buscar nossas filhinhas. Fui avisada que elas chegariam em Congonhas, no depósito da TAM Cargo, que fica um pouco mais afastado do terminal de passageiros. Foi nessa hora que me perguntaram qual era meu nome porque tinham chegado vários jabutis. Abrimos a caixa, Arthur eufórico para ver a cara do Cookie e da Ninja (esses são os nomes delas, mesmo sem a gente saber se são menino ou menina. Com um ano de idade não dá para definir o sexo dos jabutis visualmente, então não sabemos até hoje o que temos em casa. rs.

E agora faz um ano que estamos com as nossas macarugas em casa!

Elas cresceram, andam pela varanda toda, tomam banho de sol, amam frutas, carne moída e sachê de gato e ainda fizeram amizade com os gatos, tomam banho de sol juntos e tudo, é bem fofo. Montamos um terrário para elas, mas percebemos que elas gostam mesmo é de ficarem soltas. Elas completaram 2 anos em dezembro e acredito que elas ficarão de herança para meus netos, rs.

Stevie e Cookie

Nenhum comentário:

Postar um comentário